Valores para crianças * às pessoas que nos fazem bem, obrigado!

Há textos que são extraordinários. Há textos que devem ser partilhados, pois todos os deviam ler! Todos deviam interpretar! Reler! Assimilar e pôr em prática! Como?
Não sei! O dia a dia vai-nos dando pistas e vai-nos orientando! No entanto, devemos ter em conta os valores que queremos passar. No texto seguinte, ficam alguns deles!



"Começou hoje a “escola a sério”. Deixei-vos, na porta de entrada, e o meu coração ficou apertado. Conheço a escola, as professoras, as auxiliares, o vosso recreio, mas ainda assim o meu coração encolheu. Lembrei-me do que disseste, de que agora “é a sério”, e ele ficou ainda mais pequeno, entupido. Nada devia ser “a sério” na tua idade.
Gostava que fosses boa aluna, mas prefiro, de longe (de longe, mesmo), que sejas boa pessoa. E que sejas feliz! heart emoticon
Quero que cantes, dances, corras, saltes, pules, jogues à bola, que sejas a Heidi ou o Homem-Aranha, a Princesa Sofia ou o Darth Vader, e que rias timidamente como gostas de fazer, mais do que te afogues no português ou na matemática. Que aprendas sim, que sejas curiosa e que queiras sempre saber mais, mas ao teu ritmo, à medida dos teus seis anos.
Eu e a tua professora vamos ajudar-te a descobrir os teus talentos!
Não quero, mas não quero mesmo, que entres de vez nesta corrida desenfreada por boas notas, um bom curso, um bom emprego, um bom salário, um bom tudo. Quero que pares, que respires e que vivas.
E que saibas que é mais importante parar e ajudar quem vai atrás do que ganhar a corrida."

Obrigado Filipa Gaioso Ribeiro!

Sem comentários: