A ARTE DA TATUAGEM


As tatuagens têm milhares de anos.
Há provas arqueológicas que, entre 4000 e 2000 AC, os Egípcios já faziam tatuagens.
Os povos originários da Indonésia, Polinésia, Nova Zelândia, entre outros, usam as tatuagens desde tempos remotos.
Algumas das tribos religiosas, usaram as tatuagens ao longo dos tempos…os cavaleiros de S. João de Malta são disso um exemplo. No entanto, a tendência foi associar estas práticas de tatuar a pele ao paganismo. Também interpretações de algumas tendências religiosas, levaram a que a tatuagem perdesse a sua popularidade. Para ver como é um tema polémico e, muitas vezes, de interpretação diametralmente oposta, quando falamos de tribos islâmicas, as tatuagens são permitidas no Xiismo e proibidas no Sunismo.
No Hinduísmo, a marca na testa é uma tatuagem muito apreciada e os elementos desta tribo religiosa são motivados para as fazer. Também são usadas para fazer a diferenciação entre certos grupos.
Na segunda guerra mundial, as tatuagens eram usadas para inscrever na pele o nome das suas amadas dos soldados e marinheiros que partiam para terras desconhecidas.
Os ingleses, responsáveis por muito do que foi a divulgação da tatuagem, devido aos marinheiros e à sua presença global ainda hoje com imensa influência através da Commonwealth, teve uma influência significativa nos preconceitos e conotações relativas às tatuagens, pois no final do século XIX, foi usada pelo governo Inglês para marcar criminosos. Era também popular entre os gangues, o que reforçou a conotação a actividade criminosa ou, pelo menos, ilícita.
A utilização em campos de concentração nazis contribuiu igualmente para a conotação negativa que, durante vários anos, pairou sobre as tatuagens.
Hoje, muitos dos ídolos contemporâneos usam tatuagens, o que muito tem feito pela regeneração  da imagem da tatuagem. A selecção “All Black”, de Rugby, pelo seu mediatismo, pela sua qualidade e pela sua dança Haka (especificamente a “Ka Mate”) é uma das maiores embaixatrizes das tatuagens e de toda a cultura maori… Muitas pessoas admiram a dança feita por jogadores que demonstram uma garra e uma entrega enormes. Muitos destes jogadores, têm tatuagens associadas à cultura maori, o que ainda dá uma força ainda maior à mensagem que se passa. É um elemento visual que contribui para a plenitude do quadro apresentado.
Atualmente, fazer uma tatuagem está ao alcance de todos. Existe em várias localizações, há vários tatuadores a trabalhar na área, os instrumentos de tatuagem adquirem-se com facilidade, e já há tecnologia que permite remover as tatuagens.
Assim sendo, o mais importante será, num primeiro momento, refletir sobre se é o que realmente se deseja, ou se é uma vontade passageira. Num segundo momento, o mais importante será ter todos os cuidados que puder com a sua pele, quer através de referências de trabalhos realizados pelo tatuador escolhido, quer pela utilização de produtos que ajudem a preservar a sua pele e a ultrapassar alguma agressão temporária que a pele possa sofrer.
Podemos cuidar da nossa pele com tatuagens, através da aplicação de cremes próprios para assegurar que a tatuagem se mantém viva e a pele tratada.

Cais Pharma! Sim, Eu Mereço...

Sem comentários: